domingo, novembro 22, 2009

será que ainda vamos a tempo????




Visita o site e alia-te à causa....que é de todos nós.

sexta-feira, novembro 13, 2009

dá-lhe calor....

AX Trail #2 serie

A 2ª serie do AX Trail decorreu no fim-de-semana de 31/10-01/11. Estava previsto a prova de Gondramaz ser realizada no sábado, mas devido a uma montaria a organização teve de alterar a ordem das coisas.

Sendo assim, o trail entre o Casal e a Ferraria não encerrou este espectacular evento do Trail nacional. E digo isto pois considero esta etapa a melhor de todas, sendo a maior,a mais técnica e a mais diversificada em termos de variedade de terreno.
Começámos pelo circuito que circunda a aldeia de Casal de S.Simão, em que principia a descer sempre por um trilho estreito até chegarmos ao rio. Rio este a que voltámos mais duas vezes antes de começar a subir até ao Casal para só depois entrarmos no percurso que realizamos o ano passado. Aqui não havia alterações, excepto a parte final que poderia ser realizada já de noite (isto para os mais lentos) tendo a organização aconselhado a utilização de frontal. A toda a cautela enviei pelo João Fael (que iria estar no ultimo control) o meu frontal, mas nem foi preciso utiliza-lo pois ainda deu para fazer tudo à luz natural, excepto a iluminação da Ferraria que já estava acesa.

No domingo era a vez de Gondramaz. Aldeia esta ainda minha desconhecida e a merecer uma visita em breve para disfrutar dos seus fantasticos trilhos de DH/Freeride.

A chuva marcou presença, o que tornou os trilhos mais escorregadios, principalmente os de pedra. Começamos a descer por um trilho bem técnico e um bocado perigoso devido à chuva. Depois de passarmos o rio foi sempre a subir agora por um trilho de DH/Freeride e de novo passagem por Gondramaz. Aqui o primeiro abastecimento e questionei a organização se já tinha chegado o primeiro. Responderam-me que não, mas não deveria faltar muito. Continuei a subida e uns metros mais à frente ouço o Moutinho a anunciar a chegada do primeiro classificado - Alcino Serras. Olhei para o relogio e tinha 56 minutos de prova e metade ainda por fazer.
Tenho feito sempre um bocado menos(+-15m) do dobro do tempo do primeiro, e previa agora ultrapassar esta marca para pior. A prova do Casal/Ferraria deixou mossa e o facto de ter deixado os bastões no carro ainda ajudou à festa. Chegado às éolicas era tempo de descer até à meta sempre por estradão e aqui fui passado por alguns que tinha ultrapassado na subida.
Cheguei ao fim algo empenado mas com o dever cumprido.
Para o ano hà mais e serão três series entrando também as aldeias de Fajão e Benfeita.